hospital em Campinas fecha UTI por um mês por causa de bactéria!

Com 34 casos registrados de janeiro a julho, intenção do Hospital e Maternidade Celso Pierro é evitar proliferação do microrganismo.


A direção do Hospital e Maternidade Celso Pierro de Campinas anunciou neste sábado que suspendeu pelo período de um mês as internações de pacientes na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adultos. A intenção é evitar a proliferação de uma bactéria que acometeu onze pacientes.
A Klebsiella pneumonia e é uma bactéria resistente a antibiótico e pode causar desde pneumonia a infecção generalizada. O Celso Pierro é administrado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e atende conveniados e pacientes do SUS.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Celso Pierro, a médica Irene Rocha, a medida de fechar a UTI para novos pacientes é preventiva. Dos onze doentes que apresentaram a Klebsiella pneumoniae no organismo, seis contraíram a bactéria e um foi infectado.
Os sete estão internados na UTI e permanecem isolados dos demais pacientes. Outras quatro pessoas que também estão infectadas e demonstraram uma evolução satisfatória, estão sendo tratadas na enfermaria e poderão receber alta na próxima semana.
Segundo Irene, os laudos com os resultados positivos dos doentes foram enviados ontem pelo Instituto Adolfo Lutz. A médica disse que o hospital comunicou a Secretaria Municipal de Saúde e a central de vagas informando para não encaminharem pacientes à sua unidade de tratamento intensivo.
O Celso Pierro dispõe de 19 leitos de UTI adulto, sendo 10 destinados aos pacientes do SUS e 9 para conveniados. A média mensal de frequência é de 80 pessoas na unidade.
A bactéria foi identificada no hospital pela primeira vez em 2009 e o grau de incidência em pacientes era considerado dentro do aceitável. Porém, os profissionais verificaram o aumento gradativo nos últimos meses. Entre janeiro a julho deste ano foram contabilizados 34 ocorrências de pessoas com a bactéria.
Fonte:Terra Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog